
Duas alunas da rede pública estadual do Rio Grande do Norte, Anna Luiza Queiroz e Anne Letícia Pinheiro, representarão o Brasil em uma missão científica internacional no prestigiado Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, em Pau dos Ferros, elas apresentarão o projeto “Redescobrindo a Caatinga”, que desenvolveu um rover sustentável adaptado ao solo do semiárido nordestino, utilizando materiais reaproveitados.
A iniciativa, voltada para a valorização do bioma Caatinga, foi desenvolvida dentro da escola com orientação dos professores Jacicleuma Oliveira, Juliano Sousa e Anderson Vieira. Após se destacar nas etapas da RoverXpedição Caatinga, o projeto ganhou projeção nacional e internacional. Em janeiro deste ano, as alunas participaram de uma missão científica no Laboratório de Aplicações Científicas (LAC) da UFERSA, ao lado de mentores da universidade e representantes do próprio MIT.
Para a professora Jacicleuma, o reconhecimento ultrapassa a conquista acadêmica, mostrando que o sertão também é espaço de produção científica com alcance global. Anna Luiza, emocionada, destacou a importância do trabalho coletivo e o orgulho de levar o nome da Caatinga ao exterior. “Vai ser uma virada de chave na nossa vida. Chegar até aqui é muito significativo”, disse. A viagem ao MIT está marcada para junho e promete ser uma experiência transformadora para as jovens potiguares.
Comentários
Postar um comentário
mariadeolhosnanoticias.blogspot.com