
O mercado financeiro espera que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central eleve a taxa básica de juros, a Selic, para 14,75% ao ano na reunião marcada para esta terça (6) e quarta-feira (7). A previsão consta no Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (5), e indica que esse deve ser o último aumento do ciclo de alta iniciado em setembro de 2024.
Desde junho do ano passado, a Selic vinha em 10,5% ao ano, mas sucessivas pressões inflacionárias levaram a cinco aumentos consecutivos, com a taxa chegando a 14,25% em março. Agora, o Copom deve aplicar nova alta de 0,5 ponto percentual, consolidando um ciclo de contração da política monetária diante de uma economia ainda aquecida e núcleos de inflação elevados, principalmente no setor de serviços.
Apesar da elevação da taxa, o mercado projeta que a Selic comece a recuar apenas a partir de 2026, encerrando aquele ano em 12,5% e chegando a 10% em 2028. A expectativa para a inflação oficial (IPCA) em 2025 está em 5,53%, acima do teto da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional. Já o crescimento do PIB deve fechar 2025 em 2%, com dólar cotado a R\$ 5,86.
Comentários
Postar um comentário
mariadeolhosnanoticias.blogspot.com